quarta-feira, 9 de outubro de 2013

'DRAGÃO DAS ÁGUAS VERMELHAS' É PERFORMANCE DE LÚCIA PRATA PARA A PROGRAMAÇÃO DO 'CORREDOR ALAGOAS VIVA'

ALAGOAS BOREAL – Tágore Cavalcante

Esta e outras encenações envolvendo teatro, dança, música e poesia serão apresentadas nesta sexta-feira (10) no histórico município


Nesta sexta-feira (11), o “Corredor Cultural Alagoas Viva”, que percorre municípios alagoanos resgatando a cultura dessas localidades, chega à histórica cidade de Penedo, às margens do rio São Francisco. Polo de colonização das Alagoas, Penedo (distante 160 km de Maceió) será invadida por exposições de artes visuais, espetáculos de música e dança, além de performances cênicas.
Wilson Miranda/ Divulgação
Programa do projeto do Instituto Boibumbarte em Penedo

Quadros, santos e bonecos gigantes harmonizarão com a arquitetura histórica, transformando as ruas da cidade em um museu a céu aberto. Penedenses e turistas poderão embarcar no catamarã da Escola Náutica de Penedo, às 9h, para navegar as águas do São Francisco. Mas será preciso fazer as inscrições, que estão abertas. Os interessados, podem ligar no número (82) 8862 7303 e falar com Regina. À tarde, às 15h40, um cortejo batizado de “Dragão das Águas Vermelhas” fará uma celebração sacro-cultural, percorrendo o Velho Chico.

Segundo poetisa e agitadora cultural Lúcia Prata, que idealizou a performance, o “Dragão” é um instrumento “paradidático artístico-interativo voltado para as crianças” e apresentado em forma de oração. “É uma maneira de agradecer ao rio [São Francisco] tudo o que ele nos oferece”, declarou. O cortejo durará até as 16h20, com apoteose na Praça 21 de Abril, no centro histórico da cidade.

Também na programação penedense do “Corredor Cultural Alagoas Viva”, o canto coral do Grufra, formado por jovens cantores que apresentarão o concerto “Doctrin da Rainha”, às 16h30. Em seguida, às 17h, o Centro Juvenil Nossa Senhora Auxiliadora fará uma encenação de origem europeia, “Dança de Fita”, que remete a brincadeiras tradicionais do interior alagoano.

A partir das 17h30, a música tomará conta da praça com a banda de rap Soma Negra e o cantor Alexandre Figueiredo – os shows serão realizados em frente à Igreja da Corrente. Às 18h, mais uma performance de Lúcia Prata com a “Ciranda da Sabedoria das Águas”.

Para a produtora cultural Susie Cysneiros,  organizadora do evento, resgatar a cultura local e mostrá-la à própria região é o objetivo maior do projeto. “O foco são os jovens, pois são eles que manterão viva a memória cultural”, disse Susie.

Corredor Cultural Alagoas Viva
Em Penedo, nesta sexta-feira (11), a partir das 9h.
No centro histórico da cidade. Grátis.

Passeio de catamarã – Inscrever-se com Regina, no tel. (82) 8862 7303.

Nenhum comentário: