quinta-feira, 17 de outubro de 2013

CULTURA AFRO DE UNIÃO DOS PALMARES E FOLGUEDO DE SÃO JOSÉ DA LAGE SE APRESENTAM NO 'CORREDOR ALAGOAS VIVA'

ALAGOAS BOREAL – Tágore Cavalcante

A quinta etapa do projeto começa na tarde desta quinta-feira (17), no município de União dos Palmares; projeto é patrocinado pelo BNB e BNDES


 
Fotos/ Divulgação Folguedo Boi Dragão Lajense
remete à lenda do dragão aprisionado
 O “Corredor Cultural Alagoas Viva” desembarca nesta quinta-feira (17) na cidade de União dos Palmares – a 73 quilômetros de Maceió. Apresentações musicais e performances de artistas locais irão acontecer na Praça Basiliano Sarmento, a partir das 14h.

Além dos grupos de União – município marcado pela cultura quilombola, que remete à luta dos escravos negros em busca da liberdade –, representantes de de São José da Laje e Ibateguara apresentarão diversos trabalhos artísticos e culturais à população.



Grupo afro fará exaltação aos
orixás no 'Corredor Alagoas Viva'
Para Susie Cysneiros, idealizadora do evento, o “Corredor Cultural” não somente dá visibilidade aos trabalhos de artistas locais como também preserva a identidade cultural da região.

“A história de União dos Palmares está ligada ao quilombo erguido por Zumbi (1655-1695), ícone máximo do movimento de libertação dos escravos. Os grupos que irão se apresentar hoje na praça resgatam toda a simbologia de liberdade que o líder negro tanto lutou para consquistar”, afirma Susie, relacionando as atrações desta quinta-feira. “Temos o coco de roda, a capoeira e um grupo afro que fará exaltação aos orixás.”

Luana Tavares da Silva, uma das produtoras do projeto Palco Aberto em União dos Palmares, diz que o "Alagoas Viva" é  "um ponto de recomeço”.

"A cultura popular é muito forte e não podemos deixá-la desaparecer", ensina. Luana destaca a presença do Boi Dragão Lajense, que retrata uma lenda do município de São José da Laje. De acordo com a produtora, o dragão foi aprisionado sob o altar da Igreja de São José, libertado depois pela enchente de 1969. "O boi foi criado para lembrar às gerações atuais da história ancestral que brinca com o imaginário dos curiosos", explica.


Nenhum comentário: