sexta-feira, 4 de outubro de 2013

'CORREDOR ALAGOAS VIVA' CHEGA A ARAPIRACA COM MARATONA CULTURAL

ALAGOAS BOREAL – Redação

Projeto patrocinado pelo Banco do Nordeste e BNDES chega ao Agreste, com maratona de shows e exposições durante esta tarde e noite de sexta-feira (4)

O “Corredor Cultural Alagoas Vive”, projeto do Instituto Boibumbarte segue nesta sexta-feira (4) com apresentações de música e folclore, e exposições de arte e artesanato, dos municípios de Arapiraca, Craíbas, Feira Grande, São Sebastião, Girau do Ponciano e Feira Grande. Trata-se da terceira etapa do projeto patrocinado pelo edital de cultura do Banco do Nordeste e BNDES, que a cada sexta-feira, até o mês de novembro, acontece em oito cidades-polos, envolvendo os 102 municípios alagoanos. Nesta sexta-feira, as atividades culturais acontecerão na praça Luiz Pereira Lima, conhecida como “Praça da Prefeitura”, no centro de Arapiraca. A programação é aberta ao público de todas as idades.

Fotos/ Divulgação
O maculelê do município de Taquarana é
uma das principais atrações do 'Alagoas Viva' em Arapiraca
 Diversas unidades escolares do município, entre as quais as Escolas César Fontes e Zélia Barbosa, levarão números de teatro e dança. Distante 128 km de Maceió, Arapiraca será representada, também, pela banda Blekaute e pela cantora de música popular Dayana Sanderay.


O município de Craíbas se fará representar pelo grupo de hip hip The Dangerous, formado por sete meninos, além do grupo coral infantil Letícia Farias. Artesanato, culinária e uma exposição de fotografias com registro da passagem do cangaceiro Lampião (1898-1938) são outras atrações de Craíbas.

Desfile com estudantes de Craíbas;
escolas têm participação maciça no projeto

Girau do Ponciano virá com números de capoeira, pastoril e chegança, enquanto o município de São Sebastião apresentará bandas de fanfarra, artesanato de rendas de bilro e um vídeo sobre a mestra rendeira Dona Clarice. O município de Taquarana tem programação extensa, com apresentação da Orquestra Santa Cruz e as bandas de pífano Bacurau do Pife e Banda de Pífano Santa Cruz. Os grupos de cultura afro (capoeira, maculelê) coordenados pelo instrutor Bico de Fulô são outras atrações aguardadas pelo público em Arapiraca. A Cia. Insanos de Teatro, formada por estudantes e professores universitários do município, apresentará o espetáculo de clown “O Fim do Mundo”. Na sequência, o cordelista, músico e poeta Jair Ferreira apresentará o show “Matuto Cidadão”.

Cultura na estrada

A maratona de espetáculos e exposições começou no polo de São Miguel dos Campos, no dia 13 de setembro, seguindo para um fim de semana duplo em Porto Calvo, com atividades nos dias 19 e 20 (quinta e sexta-feira). O projeto conta com o apoio maciço da rede pública de ensino, com participação de alunos e professores.

Além do BNB, BNDES e governo federal, que patrocinam o projeto, o “Corredor Cultural Alagoas Viva” recebe o apoio da Algás, da Uneal, do site Alagoas Boreal, do escritório Keka Rabelo Assessoria de Comunicação e das prefeituras de Arapiraca, Craíbas, Girau do Ponciano, São Sebastião, Taquarana e Feira Grande. A Secretaria de Estado da Mulher da Cidadania e dos Direitos Humanos de Alagoas, o Quilombo Lunga Taquarana e o grupo Corujas do Audio Visual também são solidários ao esforço do Instituto Boibumbarte, que é dirigido pela produtora Susie Cysneiro e o músico e produtor Wilson Miranda – eles são responsáveis, também, pelo consagrado projeto de música popular “Palco Aberto”.

A renda de bilro do município de São Sebastião



ROTEIRO
14h - Orquestra Santa Cruz - Taquarana; 14h30 - Escola Zélia Barbosa - Ginástica rítmica - Arapiraca; 14h45 - Pastoril - Aparecida - Girau do Ponciano; 15h15 - Literatura de Cordel - Flávio Soral - Girau do Ponciano; 15h30 - Escola Cesar Fontes (Teatro, Carimbó, Percussão e Coral - Arapiraca; 16h - Coral Letícia Farias - Craíbas; 16h30 - Bacurau do Pife e Banda de Pífano Santa Cruz - Taquarana; 17h - Teatro - A Luz das Ruas - Arte Terapia - Arapiraca; 17h20 - Capoeira e Maculelê - Arte Brasil - Quilombo Lunga - Taquarana; 17h40 - Hip Hop - The Dangerous - Craíbas; 18h10 - Capoeira CCL - Iranildo Macário - Girau do Ponciano; 18h30 - Chegança - José Elias e Maria José - Girau do Ponciano; 19h - Destaladeiras de Fumo - Arapiraca; 19h30 - Performance "Cultura Insana" - Cia Insanos de Teatro - Taquarana; 20h - Peça "O Fim do Mundo" - Cia Insanos de Teatro - Taquarana; 20h50 - Jair Ferreira - Matuto Cidadão - Taquarana; 21h20 - Afoxé Xango Layó - Pai Alex - Arapiraca; 21h:40 - Banda Blekaute + Dayana Sanderay - Arapiraca; 22h - Outras bandas – Arapiraca.


Nenhum comentário: