SOU ALAGOAS!!!

SOU ALAGOAS
Uma campanha de valorização da cultura alagoana.


A campanha SOU ALAGOAS, é uma campanha de valorização de nossa cultura, uma campanha de fortalecimento de nosso Estado.


É uma iniciativa da BOIBUMBARTE e não tem nenhum vínculo político, não é contra e nem a favor de nenhum governo.


O seu objetivo é despertar no povo e nos diversos segmentos da sociedade a necessidade de reconhecimento dos seus valores culturais. Valores que podem desencadear o sentido de “alagoanidade”, criando dessa forma uma Alagoas que se orgulha de ser alagoana e que, impulsionará a criação de um estado mais forte socialmente formado de um povo com auto estima elevada.


Responsabilidade social, responsabilidade em investir no desenvolvimento, responsabilidade em gerar empregos e renda, responsabilidade em valorizar a cultura como principio base, como a matriz de toda uma história e, QUERER mudar o futuro dessa história, são as posturas pró-ativas que norteiam a campanha SOU ALAGOAS.

Alagoas é muito maior do que podemos acompanhar pelos noticiários nacionais, muito maior do que querem que sejamos. Alagoas tem valores de dar orgulho, valores que, dependendo apenas do nosso olhar e da nossa vontade de SER, nos fazem bater no peito e, declarar:
TENHO ORGULHO DE SER ALAGOANO, TENHO ORGULHO DE MORAR EM ALAGOAS!!!


PORTANTO:
SOU ALAGOAS!!!!! E VOCÊ???!!!!


_____________________________________________________________________


A CAMPANHA
A campanha foi criada para veiculação inicial pela internet, diversos anúncios serão enviados por e-mails e veiculados em sites de relacionamentos, abordando temas da cultura alagoana e “cutucando” os diversos segmentos da sociedade para a sua valorização.


Estão previstas também difrentes ações, que vão desde movimentos on line, através dos sites de relacionamentos, como movimentos que reunirão vários grupos culturais. Tudo seguindo uma estratégia de planejamento que que prevê uma campanha permanente.


O Facebook está sendo a plataforma principal desses movimentos iniciais e dentro desse, a campanha já conta com a sua Fan Page que pode ser acessada pelo link: www.facebook.com/SOUALAGOAS, nesse espaço os fãs de Alagoas podem "curtir", acompanhar os movimentos on line, publicar as riquezas alagoanas e acompanhar as publicações no formato de "notas".


O primeiro anuncio de uma série: ALAGOANOS: APAIXONE-SE POR ALAGOAS, em apenas 1 hora de exposição no Facebook, foi possível comprovar a lacuna que existe de uma visão mais positiva e pró-ativa para o sentido de “alagoanidade” do próprio alagoano.

Acertamos na linguagem, agora é torcer para que cada vez mais, mais pessoas entrem nessa corrente e torçam e, se apaixonem de fato por Alagoas.
Outra ação prevista é fazer com que a campanha ganhe a ruas de Maceió e, de todas as cidades do nosso Estado. O que será possível com a adesão dos veículos de comunicação que atuam em Alagoas.QUEREMOS FAZER JUNTOS UMA CAMPANHA BONITA POR “AMOR” AO NOSSO ESTADO!!!!
_____________________________________________________________________

APAIXONE-SE POR ALAGOAS
terça-feira, 26 de abril de 2011


Já está no ar a primeira peça da campanha “SOU ALAGOAS”, uma iniciativa da Boibumbarte com o objetivo de despertar nos alagoanos a PAIXÃO por Alagoas.




A primeira peça gráfica traz a tona o trabalho de nossos artesãos. Mãos que tecem palhas, fios... e, sonhos. Convidamos o povo alagoano a conhecer o trabalho realizados por esses artistas que levam para o mundo inteiro cores, formas e talento. Valorizados pelas mais distintas sociedades, que adquirem essas obras muitas vezes "a peso de ouro" e, muitos que aqui vive pouco conhece.
Deixar o coração pulsar por Alagoas é deitar um novo olhar sobre o nosso artesanato, é valorizar, é acreditar, é investir.
Vamos procurar conhecer mais a beleza dos trabalhos produzidos no Pontal da Barra, em Coruripe, no Pilar, em Penedo, em Olho d'água da Flores... em cada canto desse estado tão rico de criatividade.


O nosso artesanato traz ORGULHO para a nossa gente.


E é por isso que
EU SOU ALAGOAS!!!! E VOCÊ??!!!
_____________________________________________________________________

A MÚSICA PRODUZIDA EM ALAGOAS
terça-feira, 03 de maio de 2011


A música produzida em Alagoas é o tema da segunda peça da campanha SOU ALAGOAS:




A nossa música é a fusão dos mais variados ritmos, aqui se produz de tudo um pouco e, de tudo muito bom. Das "big bands" ao autêntico forró pé de serra, do hip hop ao gospel, do maracatu, ijexá às canções dos cancioneiros. É essa diversidade com o sotaque alagoano que faz o mundo lá fora aplaudir de pé os nossos talentos.


Hermetos, Tavares, Jacintos, Djavans, Carneiros, Settons, Mirandas, Araújos, Albrechts, Almeidas, Brauns, Sés, Josés e, tantos e tantos outros...


E, por que não nós, munidos do pulsar alagoano de nossos corações, também não ficamos de pé e reverenciamos a música aqui produzida???!!!
A nossa música é ORGULHO para Alagoas.
E, é por isso que
EU SOU ALAGOAS!!!! E VOCÊ??!!!
_____________________________________________________________________

O QUE ALAGOAS TEM DE MELHOR - UM MOVIMENTO ON LINE
quarta-feira, 04 de maio de 2011


A primeira ação on line da campanha foi realizada nesta quarta, entre 18:30h às 22:30h, no Facebook, onde 79 pessoas confirmaram presença no "evento"  (https://www.facebook.com/SOUALAGOAS?sk=notes#!/event.php?eid=214601631903251) e durante o período foram postados em diversos murais os motivos de orgulho de ALAGOAS.


Músicas, desenhos, quadros, mestres de folguedos, paisagens naturais, ações sociais, versos, etc... artistas em geral foram citados e enaltecidos.
Foi muito bom ver que existem tantas fontes diferentes que dão orgulho aos alagoanos e aos que aqui vivem por opção!!!
Alagoanos que vivem fora do estado e, até do país, gauchos, pernambucanos, mineiros paulistas... que aqui vivem... Todos numa corrente positiva!!!


Isso sim dá orgulho!!!
portanto:
EU SOU ALAGOAS!!!!! E VOCÊ??!!!!
_________________________________________________
 
MAPEANDO IMPRESSÕES - CONSTRUÇÃO COLETIVA
Texto escrito por Ana Paula Montenegro - 30/04/2011 às 18:28 - em


 http://mapeandoimpressoes.wordpress.com/2011/04/30/construcao-coletiva/


Já observou como os pernambucanos são orgulhosos de o serem? Sim, isso mesmo. Todo mundo deve ter um amigo ou conhecido que nasceu no nosso estado vizinho, e que se vangloria de usar o brasão de Pernambuco em forma de camiseta, boné ou bandeira. Eles tem um orgulho e defendem seu estado de uma forma, que (confesso) sinto uma pontinha de inveja. E não é uma questão de disputa regional, como vemos entre Rio de Janeiro e Bahia, por exemplo, Mineiros e Cariocas, Rio e São Paulo, etc mundo a fora. Mas vamos em frente.


E nós, alagoanos, por que será que não exibimos nem gritamos aos quatro cantos do país, que somos daqui e o quanto valorizamos nossa terra? Será que nosso orgulho foi manchado pelo que a imprensa nacional parece fazer questão de veicular de negativo? Ficamos envergonhados toda vez que alguem faz referencia a elle e ao nosso estado? É a vergonha alheia anda aparecendo muito no meio politico, pra os alagoanos. Mas, verdade seja dita: todo estado tem seus problemas, tem violencia, tem politico corrupto, tem enchente quando chove, tem miséria. Mas tem as coisas valiosas também.


Não é diferente pra nós. Não somos só a violencia, miséria, corrupção.


Somos Graciliano Ramos, Aurelio Buarque de Holanda, Djavan, Marta, Jorge de Lima, Zagallo, Hermeto Paschoal, Marechal Deodoro, Zumbi, Maria Mariah, Marcio Canuto, Nelson da Rabeca, Carlos Balla, Junior Almeida, Wesley Barbosa, Fernando Nunes e tanta gente que não citei aqui. Alguem me ajuda a aumentar essa lista? Comente no final do texto, deixe o nome de um alagoano do qual você se orgulha pelo talento, pelo carater, pela atitude.


Ter orgulho e valorizar quem é da terra, ainda é um dos nossos maiores desafios. Talvez maior que vencer e ultrapassar a cultura do voto de cabestro. Já notou como parece que colocaram um cabestro na nossa fala? Silenciamos demais diante do que nos incomoda, diante do que está errado e diante de tantos talentos que temos aqui. Preferimos valorizar o que vem de fora, pra nos sentirmos mais importantes? Quemostrar: “Olha, você viu os que os paulistanos, italianos, portugueses, mineiros, fizeram aqui? Eles adoram nossa cidade, ficam apaixonados pelo lugar!”


E você, quão apaixonado é pelas maravilhas que só os outros enxergam e valorizam em Alagoas?


Estou aderindo a campanha promovida pelo Grupo Boibumbarte, que faz um trabalho lindo de valorização da música e da arte alagoana. Mais do que uma campanha, acho que tá na hora de valorizar quem somos, o que temos. É uma construção de todos nós. É uma mudança coletiva.


E olha, cá pra nós, eles esquecem que o tal…aquelle que mencionei no inicio do texto, nem alagoano ele é!


E aos meus amigos pernambucanos: seu estado tem mesmo coisas lindas e muita riqueza cultural. Continuem valorizando o que vocês tem de melhor e brigando por mudanças do que não está tão bom assim.


Mas eu…Eu sou Alagoas, e você?
_______________________________________________________________________

SEGUNDO MOVIMENTO ON LINE SOU ALAGOAS!!!!

segunda, 16 de maio de 2011

A Campanha SOU ALAGOAS a cada dia ganha mais repercussão. São diversos emails recebidos, comentários nas redes de relacionamentos, matérias em blogs, sites de notícias, além das rodas de amigos que sempre comentam a iniciativa.

Estamos no comecinho, mas isso tudo nos dá a certeza que estamos no caminho certo , que é necessário continuar falando, mostrando para os alagoanos e para os que aqui vivem o que ALAGOAS tem de melhor. Estamos vivendo um momento muito importante para a construção de um Estado mais forte, de um povo mais alagoano.

Portanto vamos seguir em frente, fazer um movimento bonito pq temos o Estado mais bonito da federação. Chame seus amigos e vamos seguir juntos!!!

Participe do segundo movimento on line:

Quarta – dia 18 de maio, a partir das 18:30h, pelo Facebook na Fan Page SOU ALAGOAS!!!!
www.facebook.com/soualagoas
Pesquise os talentos alagoanos e divida com todos, para que cada vez mais possamos ter orgulho de dizer: SOU ALAGOAS!!!!
.