domingo, 15 de setembro de 2013

PORTO CALVO ESTREIA NOVA PROGRAMAÇÃO DO 'CORREDOR CULTURAL ALAGOAS VIVA' NESTA QUINTA-FEIRA (19)

ALAGOAS BOREAL – Redação

Em dois dias, projeto reunirá artistas e grupos folclóricos de Porto Calvo, Japaratinga, Maragogi, Campestre, Jundiá, Jacuípe, Matriz e São Luiz

O projeto “Corredor Cultural Alagoas Viva”, que estreou na sexta-feira (13), em São Miguel dos Campos, segue esta semana, em Porto Calvo, com uma série de apresentações de música, folguedos e danças folclóricas. Especialmente em Porto Calvo – município a 98 km ao norte de Maceió –, foram programados dois dias de atividades culturais, numa roda que vai reunir brincantes das cambindas de Porto Calvo, os dançarinos de coco de Porto Calvo, Jacuípe, Campestre e São Luiz do Quitunde e outras atrações folclóricas como a peneira de Japaratinga e o samba de matuto de Maragogi. Também se apresentarão as fanfarras de Matriz de Camaragibe e Jundiá, além dos diversos cantores desses municípios.


Foto: Boibumbarte
Garotada brincando na abertura do 'Corredor Alagoas Viva', 
em São Miguel dos Campos | Divulgação

Realização do Instituto Boibumbarte, com patrocínio do Banco do Nordeste, BNDES e governo federal (e contando com apoio da empresa Algás, da Uneal, do site Alagoas Boreal e do escritório Keka Rabelo Assessoria de Comunicação), o evento, na estreia na sexta-feira, atraiu a estudantada de diversos municípios da região de São Miguel, que é uma das oito cidades-polo do projeto, assim como Porto Calvo.

“Os municípios de São Miguel dos Campos, Junqueiro, Teotônio Vilela, Campo Alegre e Barra de São Miguel participaram em peso com apresentações muito bem elaboradas e o público aplaudiu bastante”, disse a coordenadora do “Alagoas Viva” Susie Cysneiros. ”O público estava lá apesar da chuva. Muitos estudantes em caravana, cinco ônibus dos outros municípios... A banda de Fanfarra de Barra de São Miguel e o coco de roda de Junqueiro  fizeram apresentações maravilhosas.”

O município de Junqueiro causou a melhor impressão. “Eles nos surpreenderam com tantas apresentações e exposições, além de uma organização sem igual. E o que mais me emocionou: um onibus inteiro de estudantes e professores chegando juntos, todos com camisetas do nosso projeto, confeccionadas pelo próprio município. Uma homenagem linda”, desmanchou-se Susie, entusiasmada com o sucesso do evento e apostando na próxima etapa.

“Em Porto Calvo, serão dois dias de programação, com uma diversidade enorme de apresentações: vários folguedos, bandas de fanfarras, quadrilhas e muita música de compositores da região. Nós estamos esperando uma verdadeira mostra de gêneros e de integração da região.”

Produtor local do projeto, o repórter do Alagoas Boreal Maurício Silva espera que o Centro Comunitário Calabar – onde serão realizadas as apresentações – fique “lotado” nos dois dias de programação.


“A meta do projeto é a valorização da nossa cultura, e em Porto Calvo não será diferente. O ‘Corredor Alagoas Viva’ traz a tese de conhecer para valorizar e valorizar para defender a cultura. E é isso que vai acontecer”, afirmou o jornalista.

Nenhum comentário: