quinta-feira, 19 de setembro de 2013

'CORREDOR ALAGOAS VIVA' CHEGA A PORTO CALVO COM ATRAÇÕES DOS MUNICÍPIOS DA REGIÃO NORTE

ALAGOAS BOREAL – Redação

Haverá shows de música popular, números de dança folclórica e exposições de artesanato no Centro Comunitário Calabar

A população da região Norte receberá, nesta quinta e sexta-feira (19 e 20), o projeto “Corredor Cultural Alagoas Viva”. O evento ocorrerá no Centro Comunitário Calabar, no ancestral bairro do Varadouro, em Porto Calvo. As apresentações começam às 14h, seguindo até a noite. Na sexta-feira, a programação continua, no mesmo horário e local. Uma coletânea de filmes sobre a história e os valores culturais de Alagoas também será exibida, no espaço cinematográfico batizado de "Cine Algás". Fazem parte do roteiro ainda as exposições que ficarão montadas nos estandes dos municípios de Alagoas Boreal, espalhadas pelo clube Calabar.
Cartaz impresso em Porto Calvo,
pela produção local do projeto; o evento é gratuito

Espera-se uma participação em massa de alunos e professores de toda região. Uma dança tipicamente portocalvense, a cambinda, será uma das principais atrações folclóricas. Além desta, haverá números de roda de coco, dança da peneira, orquestras, bandas de fanfarra e, de acordo com os produtores, “muita música de qualidade”.

Além de Porto Calvo, foram convocados os municípios de Maragogi, Japaratinga, Matriz de Camaragibe, São Luís do Quitunde, Jacuípe, Jundiá e Campestre. A abertura nesta quinta contará com uma apresentação do Hino de Alagoas com o coral de crianças da Escola Municipal Lamenha Filho. Ainda pela tarde, o público poderá curtir bandas de fanfarra, o coco de roda trupé e uma série de concertos de música brasileira. À noite, a festa cultural começa às 19h30, com a prestigiada Orquestra Filarmônica Bom Jesus, de Matriz de Camaragibe. Ainda haverá apresentações de quadrilha junina, xaxado, mamulengo e repente, além de uma performance do cantor Paulo Vidéu.

A sexta-feira foi reservada para o números de danças típicas, como o coco de roda, a cambinda e o pastoril. A capoeira de Jundiá se fará presente, seguida por declamação de poesia. À tarde, a tradicional Orquestra Sete de Setembro, de Porto Calvo, fará um medley de músicas regionais e carnavalescas.

À noite, encerrando a maratona do polo Porto Calvo deste “Corredor Cultural Alagoas Viva” (realização do Instituto Boibumbarte, com patrocínio do Banco do Nordeste e BNDES), serão apresentados o famoso e tradicional samba do matuto, de Maragogi, e números de coco de roda e quadrilha de São Luiz do Quitunde.  O cantor Carlinhos do Nordeste abrirá a sequência de apresentações musicais. O cantor Sebage, acompanhado por músicos da cidade, fará, como ele diz, “um mini-pocket-show”, apresentando cinco canções de rock escrita por ele e parceiros.  Korelly Mello cantará músicas brasileiras.

O “Corrredor Cultural Alagoas Viva” estreou na sexta-feira (13), em São Miguel dos Campos. Além do patrocínio do governo federal, o projeto recebe apoio da Algás, da Uneal, do escritório Keka Rabelo Assessoria de Comunicação e do site Alagoas Boreal.


Na próxima semana, o evento segue para Arapiraca. A histórica Penedo participa no dia 11 de outubro. Ainda haverá rodadas culturais em União dos Palmares (18 de outubro), Viçosa (25) e Delmiro Gouveia (1o de novembro). A maratona final será em Maceió, nos dias 8 e 22 de novembro.

Nenhum comentário: