sexta-feira, 20 de setembro de 2013

PORTO CALVO RECEBE VASTA PROGRAMAÇÃO ARTÍSTICA E FOLCLÓRICA DO 'CORREDOR CULTURAL ALAGOAS VIVA'

ALAGOAS BOREAL – Maurício Silva

Nesta sexta-feira (20), continuam as apresentações de folguedos e bandas de fanfarra; o cantor Sebage fará um 'pocket-show' à noite

Os moradores da região Norte respiraram cultura nesta quinta-feira (19), com o projeto “Corredor Cultural Alagoas Viva”, que levou uma multidão ao Centro Comunitário Calabar para prestigiar as apresentações artísticas dos municípios que participam do polo Porto Calvo. O projeto, realizado pelo Instituto Boibumbarte segue nesta sexta-feira (20), com novas atrações do folclore regional, além de uma série de shows musicais.

Fotos/ Jorge Barboza
Quadro do portocalvense Nereu Wanderley, 

em exposição no 'Corredor Cultural Alagoas Viva'

O número de coco de roda apresentado nesta quinta, durante o período da tarde, deixou o público extasiado, que aplaudiu de pé a exibição dos jovens dançarinos portocalvenses.

“Foi lindo ver essa garotada dançado coco de roda, resgatando essa dança tradicional de Alagoas. Chega fiquei arrepiado”, afirmou o trabalhador autônomo João Araújo.

O concerto realizado pela Orquestra Filarmônica Bom Jesus, no início da noite, foi outro momento que empolgou a plateia – a orquestra de Matriz do Camaragibe, comandada pelo maestro José Rubens dos Santos, era uma das atrações mais aguardadas de projeto, e não fez feio: comoveu o público com partituras executadas à perfeição.

“Foi uma belíssima performance”, disse a jovem estudante Andréia Santos. “É muito bom saber que nossa Alagoas tem tantas riquezas culturais.”

O dançarino Robinho Jackson e cantor Paulo Vidéu, também de Japaratinga, encerraram as atrações musicais do “Corredor Cultural Alagoas Viva” nesta quinta-feira.

Artesanato

A artesã Zinha, de 65 anos, expôs belos biscuits no estande do município de Japaratinga. Objetos decorativos produzidos com sementes de girassol, conchinhas, patas de caranguejo, entre outros materiais, causaram sensação.

Zinha, que é cozinheira aposentada, diz se inspirou na natureza para confeccionar bolas feitas de conchas, corujas com penas que são as sementes de girassol, freirinhas feitas de cabaça e mais um sem número de bibelôs.

“A cidade de Japaratinga é o que me inspira. Eu cato essas conchinhas, mas, como tenho problema de coluna, peço para os meninos procurarem para mim. Eu pago a eles com dinheiro ou, senão, troco por uma dessas peças e eles ficam muito felizes”, diz a artesã, que mantém a loja Artesanato da Zinha – Concha e Cabaça no centro de Japaratinga.


Biscuits de Zinha, feitos com sementes de girassol 
e conchas, foram atração à parte
no estande de Japaratinga, em Porto Calvo
As peças custam entre R$ 10 e R$ 60. “Durante o Verão, eu vendo muito. Os turistas dizem que não encontram nada parecido em Maceió ou em Japaratinga. Eles ficam muito impressionados”, garante Zinha, que já fazia bichinhos decorativos em massa de bolo. “Comecei esse artesanato como brincadeira, depois que me aposentei. Eu já fazia esses bonecos para decorar os bolos, veja que as formas às vezes lembram uma coxinha... Hoje ganho um bom dinheirinho com isso e é uma ótima terapia.”


Mais folclore e muita música

Nesta sexta-feira, o evento segue com a maratona de atrações artísticas e folclóricas no Centro Comunitário Calabar, localizado no tradicional bairro do Varadouro. Haverá mais coco de roda e uma apresentação especial da Orquestra Sete de Setembro, de Porto Calvo. No encerramento, à noite o município de Maragogi apresentará o samba de matuto, seguido pelo show do cantor Carlinhos do Nordeste, de São Luiz do Quitunde. O cantor Sebage apresentará um pequeno repertório de músicas autorais, acompanhado pelos músicos portocalvenses Josuel, Felipe, Júnior e Daniel – parte deles integrante da banda de arroxadeira Turma do Quarto.


O “Corredor Cultural Alagoas Viva” estreou na sexta-feira (13), em São Miguel dos Campos. Além do patrocínio do Banco do Nordeste, BNDES e governo federal, o projeto recebe apoio da Algás, da Uneal, do escritório Keka Rabelo Assessoria de Comunicação e do site Alagoas Boreal.

Nenhum comentário: