domingo, 22 de setembro de 2013

'CORREDOR CULTURAL ALAGOAS VIVA' TRAZ PERSPECTIVAS ARTÍSTICAS PARA A RICA PRODUÇÃO DA REGIÃO NORTE

ALAGOAS BOREAL – Maurício Silva

Projeto do Instituto Boibumbarte reuniu uma grande diversidade cultural com apresentações dos oito municípios que compõem o polo de Porto Calvo


Depois do banho de manifestações culturais no polo de Porto Calvo – município distante 98 km de Maceió –, nesta quinta e sexta-feira (19 e 20), o projeto “Corredor Cultural Alagoas Viva” segue para Arapiraca (a 126 km da capital) no próximo 4 de outubro, sexta-feira da semana que vem. Em Porto Calvo, reunindo também os municípios de Maragogi, Japaratinga, Matriz de Camaragibe, São Luís do Quitunde, Jacuípe, Jundiá e Campestre, o 'Alagoas Viva' trouxe os valores culturais de cada uma dessas cidades, que foram apresentados no Centro Comunitário Calabar. 
Fotos/ Maurício SilvaQuadrilha Mandacaru, de São Luiz do Quitunde,
causou sensação em Porto Calvo

Realizado pelo Instituto Boibumbarte, o evento encerrou a temporada portocalvense na sexta-feira, com música, dança e uma apresentação espetacular da quadrilha junina Mandacaru, do município de São Luís do Quitunde. Foi o maior acontecimento cultural da História, reunindo oito municípios da região Norte.

A quadrilha Mandacaru marcou o encerramento das atividades com chave de ouro, deixando o público impressionado. “Amei essa apresentação da Mandacaru. Alagoas possui muitos talentos e precisamos valorizá-los. Eles fazem um trabalho espetacular”, disse a estudante Vanessa Lima. Torcendo o nariz para as inovações da quadrilha estilizada, o vaqueiro Van da Silva fez uma crítica. “Foi muito bonito, mas o povo antigamente não usava essas roupas. Lampião tinha de estar vestido de couro”, explicou.

Diversidade cultural

Durante a tarde de sexta, o público prestigiou a apresentação da Orquestra Sete de Setembro e diversos números de dança folclórica, como cambinda e coco de roda trupé. O poeta de Porto Calvo Duda da Banda também declamou.


A tradicional dança das cambindas
de Porto Calvo surpreendeu o público

A performance dos matutos de Jacuípe, apresentando o coco de roda, foi um momento especial. “Essa dança precisa ter continuidade não somente em Jacuípe, mas em toda Alagoas. Fiquei arrepiada com essa apresentação. Alagoas possui valores culturais que precisamos conhecer melhor”, observou o estudante Rodrigo Silva.

A noite de sexta-feira começou com o poeta de São Luís do Quitunde, Carlinhos do Nordeste, seguido pela dança indígena da Escola Estadual Nossa Senhora da Apresentação e o grupo de break dance de Campestre. O cantor Sebage e banda deram uma palhinha com três rocks de Sebage e covers de “Hotel Califórnia” (Eagles) e “Não Quero Dinheiro”, do Tim Maia. A noite fechou com a quadrilha Mandacaru.

Orquestra Sete Setembro também
se apresentou no 'Corredor Cultural'
O “Corredor Cultural Alagoas Viva” estreou no dia 13 de setembro, uma sexta-feira, em São Miguel dos Campos, com patrocínio do Banco do Nordeste, BNDES e governo federal. O projeto também recebe apoio da Algás, da Uneal, do escritório Keka Rabelo Assessoria de Comunicação e do site Alagoas Boreal.


Seguindo-se a Arapiraca no dia 4 de outubro, a histórica Penedo recebe a caravana do “Corredor Cultural Alagoas Viva” no dia 11 do mês que vem. Depois é a vez de União dos Palmares (18), Viçosa (25) e Delmiro Gouveia (1o de novembro). A maratona final será em Maceió, nos dias 8 e 22 de novembro.

Nenhum comentário: