quinta-feira, 12 de setembro de 2013

COMEÇA NESTA SEXTA-FEIRA (13), EM SÃO MIGUEL DOS CAMPOS, O PROJETO 'CORREDOR CULTURAL ALAGOAS VIVA'

ALAGOAS BOREAL - Jorge Barboza

Organizado por produtores em todos os municípios do Estado, sob a coordenação do Instituto Boibumbarte, evento busca diversidade cultural


Começa nesta sexta-feira (13), no município de São Miguel dos Campos (a 50 km de Maceió), o projeto cultural “Corredor Alagoas Viva”, do Instituto Boibumbarte (que realiza o consagrado projeto musical “Palco Aberto”). Apresentações de grupos musicais e de dança, folclore, teatro e poesia, além de exposições de artes visuais e palestras, ocorrerão a partir das 14h20, seguindo durante toda a tarde, encerrando à noite, a partir das 20h, com um show da banda do município de Junqueiro Os Geniais.
Folclore está entre as manifestações de cultura
que serão apresentadas nesta sexta (13), em São Miguel dos Campos

O projeto que inicia nesta sexta-feira abrangerá todos os municípios alagoanos, divididos em oito regiões. São Miguel dos Campos é uma das cinco cidades-polos. O "Corredor Cultural Alagoas Viva" vai até o mês de novembro, apresentando diversas manifestações culturais sempre às sextas-feiras. A abertura em São Miguel dos Campos reúne não somente os artistas, artesãos e folcloristas daquele município, mas também o pessoal vizinho de Junqueiro, Teotônio Vilela, Campo Alegre e Barra de São Miguel.

“Vamos abrir com um cortejo da banda de fanfarra da Barra de São Miguel. Cada um desses municípios trarão estudantes da rede de ensino municipal e estadual para prestigiar o evento”, explica Susie Cysneiros, coordenadora-geral do projeto. “Virão alunos e professores e eu espero que isso sirva para marcar o início de um processo que leve a cultura às escolas, através de um aprendizado cotidiano, ensinando diversas modalidades artísticas em sala de aula.”

De acordo com o educador Fernandes Palmeira dos Santos, que também trabalha como ator e diretor teatral, o intercâmbio entre os municípios que compõem o polo de São Miguel dos Campos “tem sido muito proveitoso”, pois abrange uma grande diversidade cultural.

“Embora sejam municípios vizinhos, é interessante notar que cada um tem uma identidade cultural – cada tem um jeito de trabalhar a cultura. O projeto reconhece essa diversidade e é isso que faz com que este trabalho seja tão estimulante. Cada um contribui com uma produção cultural distinta, enriquecendo esse momento tão especial que estamos vivendo”, diz Palmeira, dando exemplos dessa diversidade.

“Faremos apresentações de hip-hop, teatro e de uma dança folclórica típica de São Miguel dos Campos, que é a taieira. Essa tradição do folclore surgiu entre nós graças ao empenho da matriarca Naída Albertina, que se estivesse viva estaria completando 100 anos. Então, temos o hip-hop, que é muito difundido entre a juventude em toda nossa região, mas buscamos também a cultura de raiz. De um lado, a tradição; do outro a contemporaneidade.”

CORREDOR CULTURAL ALAGOAS VIVA – Nesta sexta-feira (13), a partir das 14h20. Realização do Instituto Boibumbarte. Grátis.
Apresentações nas ruas centrais e no Cine Algas, em São Miguel dos Campos.


Nenhum comentário: