quarta-feira, 31 de julho de 2013

'CORREDOR ALAGOAS VIVA' TRAÇA O MAPA CULTURAL DOS 102 MUNICÍPIOS ALAGOANOS

ALAGOAS BOREAL - Jorge Barboza

Projeto, que tem patrocínio do 'Programa BNB de Cultura', reunirá atividades culturais como folguedos, artesanato, música e gastronomia.

Fotos/ Tayana Moura (Divulgação)
Jornalistas participaram do café da manhã,
nesta terça-feira (30), no Teatro Linda Mascare
O Instituto Boibumbarte de Cultura fez o lançamento, nesta terça-feira (30), em Maceió, do evento “Corredor Alagoas Viva”, que será realizado em todo o Estado nos meses de setembro, outubro e novembro deste ano. A ação integra as atividades do projeto “Conscientizando para Cultura”, que está na terceira edição (outras duas edições foram realizadas em 2010 e 2012). Os produtores Susie Cysneiros e Wilson Miranda apresentaram a iniciativa à imprensa, num café da manhã que ocorreu no Teatro Linda Mascarenhas, no bairro do Farol.

Segundo os produtores, as edições anteriores do “Conscientizando para Cultura” investiu na profissionalização e formação de 350 novos agentes culturais nos 102 municípios alagoanos, capacitando 780 professores das instituições de ensino médio e superior.  Em junho deste ano, o projeto – que tem patrocínio do Banco do Nordeste (BNB) e Banco Nacional do Desenvolvimento, através do 'Programa BNB de Cultura' – realizou, em diversos municípios-polos, o curso “Intensivo de Produção para Formação do Núcleo de Produtores”.
Produtora Susie Cysneiros apresentou
o projeto 'Conscientizando para Cultura'


“A intenção é promover a prática profissional, gerar renda e cadeia produtiva, possibilitar o intercâmbio entre equipes de cidades diferentes e criar uma ‘teia’ de produtores aptos para o desenvolvimento de futuras demandas artísticas em Alagoas”, disse a produtora Susie Cysneiros, responsável, junto com o músico e produtor Wilson Miranda pelo consagrado projeto “Palco Aberto”.

“Queremos contribuir para a transformação das pessoas”, afirmou Susie, enquanto apresentava em um telão os resultados desse trabalho cultural que ela e Miranda vêm realizando desde 2004 com o “Palco Aberto”.

Cultura viva

O “Corredor Alagoas Viva” realizará uma mostra de cultura alagoana dividida em oito polos organizados pelo Núcleo de Produtores. “A ação vai expor para a população, sobretudo aos jovens, uma Alagoas que permanece viva e pulsante, através de suas manifestações artísticas, com destaque para folguedos, artesanato, gastronomia, teatro, dança, literatura, música e artes visuais”, relacionou Wilson Miranda.

O cantor Júnior Almeida, diretor do teatro,
também se fez presente à apresentação
  “As pessoas não podem dar valor a nossa música sem conhecê-la. Daí esse nosso projeto de conscientizar para a cultura. Andamos Alagoas de ponta a ponta. Observamos que a população não conhece os artistas alagoanos, menos ainda a história do nosso Estado”, afirmou Susie, avisando que, no ano que vem, o projeto “Palco Aberto” completará dez anos. “Ainda não definimos as ações que realizaremos, provavelmente lançaremos um novo CD/DVD.”


Susie diz que a ação do “Conscientizando para Cultura” está focada especialmente nos jovens. “Os mais velhos já estão, como se diz, com a cabeça feita. Então a gente está apostando nos jovens, atuando diretamente com professores e produtores. A juventude, os estudantes precisam vivenciar a cultura e é preciso que se formem produtores.”


Nenhum comentário: