terça-feira, 30 de outubro de 2012

CONSCIENTIZANDO MUITOS PARA CULTURA

Primeira etapa do projeto realizado pelo Instituto Boibumbarte chega ao fim com números expressivos.
 
O Projeto Palco Aberto – Conscientizando Para Cultura, encerra sua primeira etapa, a preparação da “Base”, nesta segunda-feira (29), a partir das 10h, no Teatro Linda Mascarenhas. Com dois anos de atuação, o projeto conseguiu alcançar os objetivos de capacitar agentes culturais de diversas cidades alagoanas, gerando renda e movimentos culturais na região e certificar professores de instituições de ensino médio e superior para a difusão da educação cultural.

O projeto realizado pelo Instituto Boibumbarte, que conta com o patrocínio do BNB, BNDES e Governo Federal e apoio cultural da Algás, IZP e Uneal, passou por 102 municípios - 46 na edição 2010 e 56 na edição 2011 - divididos em dez ‘regiões polos’.

Na capacitação de professores, que teve o objetivo de fornecer ferramentas e conteúdo para o ensino sobre Alagoas, 780 educadores foram qualificados pelo projeto. Nesta fase, 632 coletâneas “ALAGOAS NOSSA TERRA” foram entregues gratuitamente para as escolas públicas do Estado e mais 240 distribuídas para as secretarias de cultura e educação dos municípios, Coordenadorias Regionais de Ensino (CREs), UNEAL e  outros pontos de interesse.

No curso ‘Noções Básicas Para Produção de Eventos’, 350 novos agentes culturais foram qualificados e estão preparados para realizar projetos culturais em todo o Estado. A cidade de encerramento do projeto é Maceió.

Para a diretorIa executiva do Instituto Boibumbarte, Susie Cysneiros e Wilson Miranda, o projeto conseguiu preparar uma base para completar os objetivos gerais do projeto. “O projeto não é pontual, acabamos de criar apenas uma base. Nas próximas fases, será muito mais fácil fazer fluir a arte produzida no Estado.”, afirmou Susie.  

O Instituto parte do principio de que, somente a partir do conhecimento é possível a valorização, o Projeto Palco Aberto – Conscientizando Para Cultura investe na difusão dos valores da terra como forma de alimentar a autoestima do povo e possibilitar a criação de um Estado mais forte.
 
Assessoria de Imprensa: Amanda Moa

Nenhum comentário: