sábado, 11 de agosto de 2012

PROJETO PALCO ABERTO LEVA HISTÓRIA E CULTURA DE ALAGOAS PARA 56 MUNICÍPIOS

Durante o mês de agosto o Projeto Palco Aberto – Conscientizando para Cultura promove a capacitação e a entrega da coletânea ALAGOAS NOSSA TERRA para 56 municípios.
 
 
 
O PROJETO PALCO ABERTO - CONSCIENTIZANDO PARA CULTURA, aprovado pelo PROGRAMA BNB DE CULTURA – Parceria BNDES e realizado pelo INSTITUTO BOIBUMBARTE DE CULTURA, vem desde 2010 desenvolvendo um conjunto de ações para que ALAGOAS fique cada vez mais perto dos alagoanos.

Ações desenvolvidas nas Edições 2010 e 2011:
  • CURSO NOÇÕES BÁSICAS PARA PRODUÇÃO DE EVENTOS
  • CAPACITAÇÃO DOS PROFESSORES
  • COLETÂNEA ALAGOAS NOSSA TERRA
Com a ação de capacitação e entrega da coletânea dirigida às escolas da rede pública, até agosto/2012, o Projeto terá trabalhado os 102 municípios de Alagoas e entregue a coletânea GRATUITAMENTE a mais de 600 escolas públicas. O que representa cerca de 800 professores motivados e com ferramentas para o ensino sobre a história e a cultura de nosso Estado, possibilitando a mais de 500.000 jovens, entre 15 e 29 anos, o conhecimento de nossas raízes.
 
Durante o mês de agosto, os professores da rede pública podem participar gratuitamente da ação e levar para a sua escola a coletânea ALAGOAS NOSSA TERRA.
Pra isso basta se inscrever no link:
 
 
 
MUNICÍPIOS DA EDIÇÃO 2011
PORTO CALVO
Maragogi, Campestre, Flexeiras, Jacuípe, Japaratinga, Joaquim Gomes, Jundiaí, Matriz de Camaragibe, Novo Lino, Passo de Camaragibe, Porto de Pedras, São Luis do Quitunde e São Miguel dos Milagres.
PENEDO
Campo Grande, Feliz Deserto, Igreja Nova, Olho D'Água Grande, Piaçabuçu, Porto Real do Colégio e São Braz.
VIÇOSA
Atalaia, Cajueiro, Capela, Chã Preta, Mar Vermelho, Paulo Jacinto e Pindoba.
DELMIRO GOUVEIA
Água Branca, Batalha, Belo Monte, Canapi, Inhapi, Jacaré dos Homens, Jaramataia, Mata Grande, Monteirópolois, Olho D'Água do Casado, Palestina, Pão de Açucar, Pariconha, Piranhas e São José da Tapera.
MACEIÓ
Barra de Santo Antonio, Cajueiro Seco, Marechal Deodoro, Messias, Paripueira, Pilar, Rio Largo, Santa Luzia do Norte e Satuba.
 
 
COLETÂNEA “ALAGOAS NOSSA TERRA”
 
O Projeto Palco Aberto tem o orgulho de poder entregar a Alagoas, o primeiro material do gênero produzido no Estado. Um importante registro e fonte de informações para toda a rede de ensino. Uma obra que ressalta pontos para despertar a curiosidade de mergulhar mais fundo, conhecer cada vez melhor a grandiosidade dessa terra.
 
Composta por 4 volumes de DVDs e sem caráter comercial, a coletânea tem distribuição gratuita para as escolas públicas de Alagoas.
 
Para contar a história e retratar a cultura de Alagoas, a equipe do projeto percorreu o Estado de norte a sul, leste a oeste, captando imagens, colhendo informações e depoimentos. “As histórias” das Alagoas foram contadas por diversas visões. Vivencias, costumes e emoções diferentes recheiam a coletânea.
 
 
FICHA TÉCNICA VÍDEOS:
HISTÓRIA: Argumento: OSVALDO MACIEL • Depoimentos: OSVALDO MACIEL e ADAIR NUNES
FOLGUEDOS: CARMEN LÚCIA DANTAS
ARQUITETURA: ADRIANA GUIMARÃES
GASTRONOMIA: WANDERSON MEDEIROS
ARTESANATO (Informações): SEDEC
LITERATURA: MARCOS FARIAS e VERA ROMARIZ
DANÇA: ELIANA CAVALCANTI e MARIA EMILIA CLARK
ARTES VISUAIS: FRANCISCO OTICICA e CARMEN LÚCIA DANTAS
TEATRO: RONALDO DE ANDRADE e LAEL CORREA
MÚSICA: Argumento: BASÍLIO SÉ • Depoimentos: ALMIR MEDEIROS, BASÍLIO SÉ, DEYVES, EDSON BEZERRA, JÚNIOR ALMEIDA, LELO MACENA, MÁCLEIM, ROBERTO BARBOSA, WADO e WILSON MIRANDA

Direção Executiva: Susie Cysneiros
Direção de Vídeo: Wilson Miranda
Captação e Edição: Wild Miranda
Projeto Gráfico: Susie Cysneiros
Gravação de áudio: João Albrecht
Mixagem de áudios: Coco Elétrico – Toni Augusto
Embalagens Artesanais: Tiro Liro – Josie e Júlio Campos
 
 
 
 
 
 

2 comentários:

Maria Helena Uchôa Veiga disse...

Olá! Gostaria muito de poder receber esse material que vocês disponibilizam para os professores. Näo sou educadora, mas sou presidente de uma ong denominada ESPAÇO CIRANDA localizada na cidade de Paulo Jacinto, onde temos como público principal a juventude. Queria saber se essa dïsponibilizaçäo seria possível.

Maria Helena Uchôa Veiga disse...

Olá! Gostaria muito de poder receber esse material que vocês disponibilizam para os professores. Näo sou educadora, mas sou presidente de uma ong denominada ESPAÇO CIRANDA localizada na cidade de Paulo Jacinto, onde temos como público principal a juventude. Queria saber se essa dïsponibilizaçäo seria possível.