Durante 1 mês os 148 alunos que concluíram o curso, se debruçaram nas possibilidades de valorizar a cultura em diversos segmentos e nas formas diferenciadas de viabilizar suas idéias. O resultado: divididos em equipes apresentaram 15 idéias de projetos com boas chances de realização. Os objetivos do curso foram atingidos, existem hoje em cada região contemplada, pessoas com um novo olhar para a cultura alagoana e com condições de elaborar e realizar projetos sustentáveis, haja vista as idéias apresentadas.
"O curso foi muito instrutivo e muito rico nos detalhes e isso, fez com que as pessoas que participaram ficassem mais atentas para suas próximas produções. Hoje tenho certeza que deixamos pessoas com uma outra visão do que é fazer produção. O resultado em todas as cidades foi impressionante!!! O resíduo deixado: os projetos que terão continuidade!!! Foi muito gratificante ver aquelas pessoas discutindo as situações de suas cidades, o que falta, o que pode melhorar... atores, músicos, produtores, todos juntos e ao mesmo tempo, separados por equipes produzindo eventos. Muito bom!!!!"
Wilson Miranda
Músico e Produtor do Projeto Palco Aberto
Wilson Miranda
Músico e Produtor do Projeto Palco Aberto
O perfil dos participantes também chamou atenção dos organizadores, formado por pessoas de diferentes setores como artistas, produtores, professores, secretários e diretores de cultura, funcionários de diversas secretarias, universitários e servidores da UNEAL ,em uma fusão de universos e idéias que contribuiu muito na ampliação do debate e desenvolvimento da proposta.
Proposta essa que vai além da sala de aula, os concluintes farão parte do cadastro de produtores em seção especial no site do projeto (www.projetopalcoaberto.com.br), foi criada uma comunidade no Orkut para manter a discussão sobre o tema e o projeto abrirá 5 vagas para estágio em cada cidade, além da idéia de dar continuidade através de novos curso e oficinas.
"O curso superou nossas expectativas, o maior ganho não foi apenas transmitir noções básicas para a produção de um evento, foi o "fazer pensar" sobre a realidade cultural do Estado e que essa responsabilidade é todos que fazem parte dessa cadeia. O "fazer pensar" também está relacionado as formas de viabilizar um idéia, desde a sua elaboração até a execução. Outro ganho real é a formação de uma "teia" de pessoas interessadas em transformar a realidade, hoje temos sementes em 5 regiões e a possibilidade real de circulação da nossa produção cultural. Esse é o nosso próximo passo"
Susie Cysneiros
Instrutora do curso e Produtora do Projeto Palco Aberto
Susie Cysneiros
Instrutora do curso e Produtora do Projeto Palco Aberto
PROJETOS APRESENTADOS
- FESTIVAL DE MÚSICA – O QUE ARAPIRACA TEM DE MELHOR - ARAPIRACA
- MEMÓRIA VIVA - ARAPIRACA
- SALA DE MÚSICA - ARAPIRACA
- O LAGO DOS CISNES - SANTANA DO IPANEMA
- ARTE COMO INSTRUMENTO DE INCLUSÃO SOCIAL E FORTALECIMENTO DOS VÍNCULOS FAMILIARES PRA IDOSOS - SANTANA DO IPANEMA
- MULTIDISCIPLINARIDADE DAS CIÊNCIAS HUMANAS - PALMEIRA DOS ÍNDIOS
- PROJETO NOITE DO FORRÓ - PALMEIRA DOS ÍNDIOS
- I FESTIVAL ALAGOANO DE CULTURA POPULAR - UNIÃO DOS PALMARES
- LOUCOS POR ARTE - UNIÃO DOS PALMARES
- NA MODA AFRO BRASIL - UNIÃO DOS PALMARES
- AS DIVERSAS FACES DA LITERATURA ALAGOANA - SÃO MIGUEL
- TAIEIRA - SÃO MIGUEL
- LITERA RUA - SÃO MIGUEL
- FATOS HISTÓRICOS DA MINHA TERRA - SÃO MIGUEL
- CAPOEIRA VIDA E ARTE NA COMUNIDADE DE LUZIÁPOLIS - SÃO MIGUEL
OPINIÃO DE ALGUNS ALUNOS
"...me fez desperta o interesse a respeito da cultura nativa..."
Gilmário Santos - São Miguel
"... foi de suma importância para o conhecimento de todos os participantes. Ele veio despertar a mente para a cultura, para o meio em que vivemos... foi uma porta para a minha caminhada..."
Cemírames Paula Neves da Graça - São Miguel
"Excelente, temos hoje uma visão ampla do nível organizacional para o planejamento e execução de um evento seja ele de qual for o porte. A minuciosidade de cada detalhe e o conceito de trabalho em equipe"
Cristina Alves Silva - Santana do Ipanema
".. bastante proveitoso, uma vez que todo o conhecimento trazido pelos competentes mediadores foi trabalhado embasado no diálogo... através de uma metodologia prática e objetiva pode se ter acesso ao mundo da produção... foi possível perceber a complexidade desse trabalho, demonstrando que apesar das dificuldades pode ser bastante compensador ver os resultados finais."
Isvânia Alves dos Santos - Palmeira dos Índios
"...despertou para a importância da cultura e a valorização da mesma."
Anna Kelmany Araújo - Arapiraca
"... foi muito importante, dando incentivo para nós que acreditamos que a cultura pode mudar a consciência das pessoas. Tirei muito proveito, aprendi muito e entendi que nosso Estado está melhorando muito com esses incentivos."
Lindimilla Roberta da Silva - Arapiraca
"Uma ótima oportunidade para quem gosta de eventos, para aprimorar os conhecimentos e divulgar a cultura do nosso Estado, que a cada dia fica mais esquecida."Marly da Silva - União dos Palmares
Veja todas as fotos acessando: MATÉRIA/FOTOS NO SITE
Nenhum comentário:
Postar um comentário