quinta-feira, 24 de outubro de 2013

VIÇOSA RECEBE O AGITO CULTURAL DO 'CORREDOR ALAGOAS VIVA'

ALAGOAS BOREAL – Tágore Cavalcante

São sete municípios que formam o polo Viçosa do projeto; programação inclui filme de Leon Hirszman e muitos folguedos

Percorrendo os municípios alagoanos e divulgando a cultura regional desde que estreou em São Miguel dos Campos, em setembro, o “Corredor Alagoas Viva” chega a Viçosa nesta sexta-feira (25).  A maratona de apresentações culturais dos sete municípios que compõe o polo de Viçosa começa às 9h, seguindo pela tarde e noite. O projeto, que percorrerá outros municípios até o mês de novembro, é uma realização do Instituto Boibumbarte, com patrocínio do Programa de Cultura do Banco do Nordeste e BNDES e do governo federal. As atividades ocorrerão na praça Apolinário Rebelo, na região central do município, distante 86 km da capital. A programação conta, ainda, com um passeio pela cidade, conhecida como berço de notáveis intelectuais, historiadores e políticos como o folclorista Théo Brandão (1907-1981), o historiador e ambientalista Octávio Brandão (1896-1980) e o político governador de Alagoas Teotonio Vilela (1917-1983).

Fotos/ Divulgação
Mestre Sebastião fará apresentação
no 'Corredor Cultural Alagoas Viva', nesta sexta-feira (25)

 Uma grata surpresa da programação é a exibição do filme “São Bernardo”, adaptação do romance de Graciliano Ramos, filmado em Viçosa, no ano de 1971, pelo cineasta Leon Hirszman (1937-1987). Foram programadas duas sessões, no Centro de Convenções da cidade, às 10h e às 18h.



O filme de Leon Hirszman 'São Bernardo'
será exibido às 10h e às 18h
Participam do polo Viçosa, além da cidade anfitriã, os municípios de Cajueiro, Capela, Chã Preta, Mar Vermelho, Quebrangulo e Pindoba. Diversas atrações de cultura popular de toda essa região serão apresentadas ao público a partir das 14h. Toda programação é gratuita.

Folguedos populares alagoanos, como o guerreiro e o coco-de-roda, serão apresentados por grupos de Cajueiro e Viçosa. Já o pastoril, cuja origem remete às festividades católicas, será apresentado pelo município de Chã Preta, que leva também para a praça o caboclo de pena.

Atenas

Chamada “Atenas alagoana”, por conta do folclore latente e da intelectualidade que caracterizam a cidade, Viçosa continua gerando nomes ilustres, como o ministro dos Esportes Aldo Rebelo e o poeta Sidney Wanderley, cujo livro mais recente, “Chuva e Não”, é de 2009.

Para a secretária da pasta de Cultura do município, Karina Padilha, a importância de eventos como o “Corredor Cultural Alagoas Viva” vão além das apresentações culturais locais.

Toda programação ocorrerá na praça Apolinário Rebelo
 "É uma oportunidade de interação, apreciação e troca de experiências dos grupos, que apesar de coexistirem na mesma região, apresentam características que os diferenciam.”


Karina ressalta que a região da Zona da Mata tem "um grande potencial", e que a união desses grupos é o primeiro passo para o desenvolvimento conjunto das cidades que têm interesse em explorar o mercado de turismo cultural. 

Nenhum comentário: